Livros

Estratégias para a Cana no Brasil: Um Negócio Classe Mundial

Estratégias para a Cana no Brasil: Um Negócio Classe Mundial

Ano: 2010
Editora: Editora Atlas

Autores: Frederico Fonseca Lopes, Marcos Fava Neves


Essa obra é útil para profissionais e acadêmicos envolvidos com agronegócios e bioenergia, nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Canais de Distribuição, Responsabilidade Social Corporativa, Direito Econômico e Ambiental, Certificações Socioambientais, Sustentabilidade Empresarial, Políticas públicas, Estratégias empresariais e Planejamento de associações de interesse privado.


Muitos sistemas agroindustriais recebem admiração, mas a cana-de-açúcar é especial, pela sua história, o beneficio que trás para o Brasil, a liderança mundial e por ver o desenvolvimento das regiões produtoras. A competitividade do Brasil na produção de etanol, açúcar, bioeletricidade e outros produtos derivados da cana é ponto pacífico. Sua manutenção, contudo, depende de planejamento.


Procurou-se, neste livro, debater apenas algumas ideias, a partir do trabalho dos autores em mais de dez projetos no setor, visando olhar estrategicamente os "caminhos para a cana". Muitas delas vêm sendo divulgadas há tempos. Algumas já vêm sendo implementadas, seja pelas organizações existentes como a UNICA, ou por Governo e outros.


Nossa proposta é deste esforço de planejamento visando à sustentabilidade do setor, para que o Brasil fique cada vez mais competitivo e numa confortável posição em suprimento energético para o mundo. Num momento onde o mundo precisa de água, de alimento, de energia, a cana-de-açúcar, sem sombra de dúvida, é uma resposta principalmente brasileira, para ajudar a suprir estas necessidades.